Tipos de Ansiedade
São apresentados diferentes tipos de ansiedade e os principais sintomas:
Ataque de pânico
Uma onda de repentina de intensa apreensão, medo, terror, com sintomas físicos como falta de ar, palpitações e dores no peito.
Estado de pânico
Ataques recorrentes de pânico que surgem de repente e sem aviso, causando preocupação consistente. Os ataques costumam ocorrer sem razão aparente.
Fobia específica
Ansiedade substancial provocada pela exposição objetos ou situações particularmente temidas.
Fobia social
Ansiedade substancial provocada por certas situações sociais o desempenho diante de um grupo.
Perturbação obsessivo-compulsiva
Pensamentos perturbadores recorrentes e comportamentos repetitivos incontroláveis que pretendem reduzir a ansiedade provocadas por esses pensamentos. Os sintomas duram mais de 1 hora por dia e provocam uma perturbação significativa ou interferem com o funcionamento normal.
Stress pós-traumático
Pensamentos perturbadores, raiva e outros sintomas de ansiedade que ocorrem durante mais de 1 mês após uma grave experiência traumática ou ameaçadora para a vida.
Stress agudo
Sintomas de ansiedade que duram até um mês após uma experiência traumática.
Ansiedade generalizada
Ansiedade excessiva e preocupação por causa de uma série de acontecimentos na maioria dos dias, durante pelo menos 6 meses. Podem ocorrer sintomas físicos como tensão muscular, aumento da pulsação e tonturas.
Ansiedade provocada por um problema médico
Ansiedade pronunciada, ataques de pânico, obsessões ou compulsões provocadas por um problema de saúde.
Ansiedade induzida por substâncias
Ansiedade pronunciada ataques de pânico, obsessões ou compulsões provocadas por um medicamento, abuso de drogas ou exposição a uma toxina.
As pessoas com problemas de ansiedade têm preocupação e medo em situações com relativamente inofensivas. São hipersensíveis à possibilidade de perigo, mas a sua extrema vigilância não serve qualquer finalidade.
É possível viver com uma ansiedade ligeira. Mas quando esta se toma suficientemente grave a ponto de interferir com a vida diária o tratamento em geral a única forma de controlar a perturbação. As opções de tratamento incluem medicação, psicoterapia e terapias naturais.